quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
15 curiosidades sobre Hitler
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Invasão da França
A expressão "França Ocupada" faz a referência (1940-1944) onde a república francesa foi ocupada pela Alemanha nazista.
A França estava sem qualquer movimento na guerra, sua estratégia era na defensiva.
Ficou estabelecida que apenas uma parte da França seria ocupada pelos alemães. O outro lado, denominada "França Interior" a qual apoiava a invasão da Alemanha, chefiada pelo Marechal Henri Pétain, rompia sua aliança com a Grã-Bretanha.
A desocupação da França começou no dia 06 de junho de 1944 com o desembarque de milhares de soldados aliados na praia da Normandia (conhecido como Dia D).
O governo Vichy (franceses) se envergonhavam por ser o único governo da Europa que colaborou diretamente com o invasor nazista.
Com a ocupação alemã o general Gaulle se propusera à ocupação alemã forçando a constituição de um governo nacional para que a França não se tornasse uma zona de ocupação das potências Aliadas.
A invasão da Polônia
A segunda guerra começou após a invasão a Polônia em 01 de setembro de 1939, onde em 03 de setembro a Alemanha declarou guerra aos Aliados.
Os nazistas argumentavam que a invasão era uma resposta a um ataque polonês feito a uma estação a rádio alemã.
A invasão foi feita utilizando a tática da Guerra Relâmpago.
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Incêndio do Reichstag
Nazista incendiaram o prédio do Reichstag no dia 27 de fevereiro de 1933, em Berlim. Eles responsabilizaram os comunistas, foi o pretexto para os partidos políticos, a exceção do Partido Nazista, forem fechados e instalação a ditadura nazista na Alemanha.
Ideologia Nazista
Pangermanismo: O estado alemão deveria reunir todos alemães que viviam em outros países em uma mesma nação e estender seu domínio para assegurar sua permanência como potência mundial.
Espaço Vital: Os "povos inferiores" deveriam ser dominados e parte de sua população eliminada, onde os alemães "raça superior" pudessem se multiplicar e viver adequadamente.
Essas ideias (belicismo, racismo e nacionalismo) foram bem recebidos, sendo que pouco tempo antes não tinham perspectivas de futuro e agora eram chamados a dominar o mundo.
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Países Aliados x Países do Eixo
Durante o desenrolar da segunda Guerra Mundial, dois grupos definiram as posições dos países em conflito: os Aliados e os Países do Eixo.
Os Países do Eixo foram os estimuladores do conflito com suas doutrinas radicais. Reuniam a Alemanha nazista sob o comando de Adolf Hitler, a Itália fascista de Benito Mussolini e o império nipônico Japonês. Os adversários identificavam o eixo a ser combatido como Roma-Berlim-Tóquio.
Contra os Países do Eixo se reuniram os países Aliados. Estes representavam basicamente os mesmos que formaram a Tríplice Entente durante a Primeira Guerra Mundial. No comando dessa força de coalizão estavam os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética.
O Reino Unido esteve na guerra desde o começo por ser a grande potência mundial e considerado inimigo do nazismo de Hitler. Já os Estados Unidos entraram na guerra após o ataque japonês sofrido em suas bases militares em Pearl Harbor, no Pacífico. Enquanto a União Soviética aderiu ao conflito pelo rompimento do pacto nazi-soviético em 1941, marcado pela invasão do exército alemão em território soviético. Assim se uniram as principais forças dos Aliados.
segunda-feira, 24 de novembro de 2014
Partido Nazista chega ao poder
A Alemanha sofreu as consequências da Crise de 1929, indústrias fecharam suas portas e o desemprego cresceu assustadoramente.
O movimento nazista, com seu discurso nacionalista, de rejeição ao Tratado de Versalhes e sua proposta de unidade, além de propostas que beneficiavam os trabalhadores, atacavam organizações socialistas e comunistas.
A partir de 1930, a popularidade do nazismo era cada vez maior. Em julho de 1932, o Partido Nazista conseguiu vencer as eleições para o Reichstag.
Em janeiro de 1933, Adolf Hitler assumiu a chefia do governo alemão e os nazistas chegaram ao poder.
*Reichstag: É o nome do prédio onde o parlamento federal da Alemanha exerce suas funções.
Fonte: retirado do livro de história do 9° ano.
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Imagens filmadas da Segunda Guerra Mundial
Regimes totalitarios: entendendo o tema em vídeo
Regimes totalitarios em vídeo: Nazismo e Fascismo
Regimes totalitarios
Nazismo:
Simbolo do Nazismo |
Aproveitou-se do caos econômico, político e da humilhação em que se encontrava a Alemanha depois da derrota naquela guerra, em que perdeu territórios e teve de pagar altas indenizações.
O nazismo nasceu no Partido Nacional-Socialista para qual Adolf Hitler entrou em 1919. Quando conquistou a liderança do partido mudou o nome deste, para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (cuja sigla, NAZI em alemão, deu nome ao movimento). A organização recebeu a adesão de vários importantes capitalistas alemães e fez um a tentativa frustrada de tomar o poder em 1923.
Em janeiro de 1933, o presidente Hindenburg nomeou Hitler chanceler(espécie de Primeiro Ministro).
A autoridade do nazismo terminou em 1945, com a derrota alemã.
Fascismo:
Simbolo do Fascismo |
Autoritarismo/ Totalitarismo: Definições
Definição:
Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades.
Outras características dos regimes totalitários:
-Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo;
-Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas;
-Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio);
-Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.
Exemplos:
Como exemplos de totalitarismo, podemos citar, as ditaduras europeias surgidas após o final da Primeira Guerra Mundial, constituindo uma das características principais do fascismo, do nazismo, do franquismo, do salazarismo e do comunismo soviético.
Definição:
Denomina-se autoritarismo a uma atitude em que as pessoas dependentes devem cumprir com todas as normas impostas pelo simples fato de que a pessoa que impõe estabelece alto grau de autoridade sobre a outra. O autoritarismo se coloca com o conceito de autoridade, uma vez que ela se baseia no fato de tomar decisões em relação a um bem comum e que se refere às pessoas subordinadas.
Outras características dos regimes autoritários:
-Exclusividade do exercício do poder.
-Alteração da legislação institucional criando regras para a auto manutenção do poder.
-Restrição substancial das liberdades públicas e individuais.
-Cerceamento das liberdades individuais, de pensamento, religiosas e de imprensa.
Imagens reais filmadas por alemães na Segunda Guerra
Roteiro em vídeos sobre as causas da Segunda Guerra Mundial
Causas da Segunda Guerra
A segunda guerra mundial foi motivada pela primeira guerra e gerou uma continuação. A Alemanha perdeu a primeira guerra mundial e foi prejudicada.
O governo alemão foi obrigado a pagar pesada indenização para reparações de guerra. O que decaiu com a economia já que foi exigidos valores a cima do total da riqueza produzida e houve um o desastre econômico no país.
Com a humilhação feita contra a Alemanha para assinar e cumprir o Tratado de Versalhes levou ascensão de Hitler ao poder, em 1933.
O nazismo era com base no poder totalitário com métodos violentos e preconceitosos. Todos haviam de seguir os gostos do líder. Foi uma guerra entre Aliados e as Potências do Eixo.
A Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites e tinham por objetivo dominar os povos.
Nações desejavam alcançar a condição de potências hegemônicas e acreditavam que a forma para se conseguir tal feito era através da conquista de novos territórios.
domingo, 2 de novembro de 2014
Apresentações pessoais e do blog
Olá, meu nome é Alexia, estudo na escola Senador Vergueiro e estou no 9° ano. Bom meus objetivos para futuro é terminar o ensino médio e me formar em uma boa faculdade. Como quero ser atriz vou entrar em uma faculdade de artes cênicas e fazer teatro. Moro com a minha mãe e com meus irmãos. É isso, obrigado pela atenção!
Olá, docentes, alunos ou pessoas curiosas que visitam este blog. Me chamo Daniely Murat, tenho 14 anos e sou de Sorocaba, interior de São Paulo. Estudo na escola estadual Senador Vergueiro, estou cursando o 9° ano e fazendo curso de língua estrangeira. O blog tem aderido a parte de um tema de trabalho escolar e tem como finalidade apresentar fatos abordados na segunda guerra mundial.
Olá, meu nome é Sabrina Rodrigues, tenho 14 anos e nasci em Sorocaba. Estou cursando o 9° ano na escola Senador Vergueiro. O blog foi desenvolvido com o objetivo de esclarecer os fatos que ocasionaram a segunda guerra mundial, mostrar curiosidades como, o holocausto, o nazismo e o governo de Hitler.