terça-feira, 25 de novembro de 2014

Países Aliados x Países do Eixo


       

       Durante o desenrolar da segunda Guerra Mundial, dois grupos definiram as posições  dos países em conflito: os Aliados e os Países do Eixo.
       
       Os Países do Eixo foram os estimuladores do conflito com suas doutrinas radicais.  Reuniam a Alemanha nazista sob o comando de Adolf Hitler, a Itália fascista de Benito  Mussolini e o império nipônico Japonês. Os adversários identificavam o eixo a ser  combatido como Roma-Berlim-Tóquio.
       
       Além dos três principais países que integravam o Eixo, outros países e  grupos organizados formavam o bloco. Bulgária, Hungria e Romênia formavam  o segundo escalão entre os Países do Eixo. Finlândia e Tailândia integravam  uma coligação ativa com o Eixo. A França atuava como colaboradora,  enquanto Eslováquia, Croácia, Albânia e Manchúria tinham papéis submissos. Os Países do Eixo contavam ainda com ações de grupos nacionalistas  organizados como o Movimento de Independência Indiano e o Russo  Branco.

      Contra os Países do Eixo se reuniram os países Aliados. Estes representavam  basicamente os mesmos que formaram a Tríplice Entente durante a Primeira Guerra    Mundial. No comando dessa força de coalizão estavam os Estados Unidos, o Reino    Unido e a União Soviética.
       O Reino Unido esteve na guerra desde o começo por ser a grande potência mundial e  considerado inimigo do nazismo de Hitler. Já os Estados Unidos entraram na guerra após  o ataque japonês sofrido em suas bases militares em Pearl Harbor, no Pacífico. Enquanto  a  União Soviética aderiu ao conflito pelo rompimento do pacto nazi-soviético em 1941,  marcado pela invasão do exército alemão em território soviético. Assim se uniram as  principais forças dos Aliados.
      Vários outros países integraram as forças Aliadas na Segunda Guerra Mundial, sendo que ChinaPolônia e a parte da França livre foram grandes aliados no combate, ocuparam o segundo escalão entre o grupo.    
     Brasil também aderiu aos Aliados após ter navios naufragados no Atlântico Sul  por submarinos alemães. Sendo que o Brasil foi o único país da América do Sul a enviar  tropas para os combates em território europeu. As Forças Expedicionárias Brasileiras  (FEB) realizaram importante campanha militar em território italiano no final da guerra.                  A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do  Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o  poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado  Oriental. Enquanto isso, a força dos Aliados, sob comando de Estados Unidos e Reino  Unido, derrotava os inimigos até atingir Berlim pelo lado Ocidental, em 1945. Com Itália e  Alemanha abatidas, a guerra acabou no Oriente quando os Estados Unidos lançaram  duas bombas atômicas sobre a última potência do Eixo, o Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário