sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Incêndio do Reichstag

Invasão da França

  A expressão "França Ocupada" faz a referência (1940-1944) onde a república francesa foi ocupada pela Alemanha nazista.

  A França estava sem qualquer movimento na guerra, sua estratégia era na defensiva.

  Ficou estabelecida que apenas uma parte da França seria ocupada pelos alemães. O outro lado, denominada "França Interior" a qual apoiava a invasão da Alemanha, chefiada pelo Marechal Henri Pétain, rompia sua aliança com a Grã-Bretanha.

  A desocupação da França começou no dia 06 de junho de 1944 com o desembarque de milhares de soldados aliados na praia da Normandia (conhecido como Dia D).

  O governo Vichy (franceses) se envergonhavam por ser o único governo da Europa que colaborou diretamente com o invasor nazista.

  Com a ocupação alemã o general Gaulle se propusera à ocupação alemã forçando a constituição de um governo nacional para que a França não se tornasse uma zona de ocupação das potências Aliadas.

A invasão da Polônia

A segunda guerra começou após a invasão a Polônia em 01 de setembro de 1939, onde em 03 de setembro a Alemanha declarou guerra aos Aliados.

Os nazistas argumentavam que a invasão era uma resposta a um ataque polonês feito a uma estação a rádio alemã.

A invasão foi feita utilizando a tática da Guerra Relâmpago.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Incêndio do Reichstag

  Nazista incendiaram o prédio do Reichstag no dia 27 de fevereiro de 1933, em Berlim. Eles responsabilizaram os comunistas, foi o pretexto para os partidos políticos, a exceção do Partido Nazista, forem fechados e instalação a ditadura nazista na Alemanha.

Ideologia Nazista

    Pangermanismo: O estado alemão deveria reunir todos alemães que viviam em outros países em uma mesma nação e estender seu domínio para assegurar sua permanência como potência mundial.

    Espaço Vital: Os "povos inferiores" deveriam ser dominados e parte de sua população eliminada, onde os alemães "raça superior" pudessem se multiplicar e viver adequadamente.

  Essas ideias (belicismo, racismo e nacionalismo) foram bem recebidos, sendo que pouco tempo antes não tinham perspectivas de futuro e agora eram chamados a dominar o mundo.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Países Aliados x Países do Eixo


       

       Durante o desenrolar da segunda Guerra Mundial, dois grupos definiram as posições  dos países em conflito: os Aliados e os Países do Eixo.
       
       Os Países do Eixo foram os estimuladores do conflito com suas doutrinas radicais.  Reuniam a Alemanha nazista sob o comando de Adolf Hitler, a Itália fascista de Benito  Mussolini e o império nipônico Japonês. Os adversários identificavam o eixo a ser  combatido como Roma-Berlim-Tóquio.
       
       Além dos três principais países que integravam o Eixo, outros países e  grupos organizados formavam o bloco. Bulgária, Hungria e Romênia formavam  o segundo escalão entre os Países do Eixo. Finlândia e Tailândia integravam  uma coligação ativa com o Eixo. A França atuava como colaboradora,  enquanto Eslováquia, Croácia, Albânia e Manchúria tinham papéis submissos. Os Países do Eixo contavam ainda com ações de grupos nacionalistas  organizados como o Movimento de Independência Indiano e o Russo  Branco.

      Contra os Países do Eixo se reuniram os países Aliados. Estes representavam  basicamente os mesmos que formaram a Tríplice Entente durante a Primeira Guerra    Mundial. No comando dessa força de coalizão estavam os Estados Unidos, o Reino    Unido e a União Soviética.
       O Reino Unido esteve na guerra desde o começo por ser a grande potência mundial e  considerado inimigo do nazismo de Hitler. Já os Estados Unidos entraram na guerra após  o ataque japonês sofrido em suas bases militares em Pearl Harbor, no Pacífico. Enquanto  a  União Soviética aderiu ao conflito pelo rompimento do pacto nazi-soviético em 1941,  marcado pela invasão do exército alemão em território soviético. Assim se uniram as  principais forças dos Aliados.
      Vários outros países integraram as forças Aliadas na Segunda Guerra Mundial, sendo que ChinaPolônia e a parte da França livre foram grandes aliados no combate, ocuparam o segundo escalão entre o grupo.    
     Brasil também aderiu aos Aliados após ter navios naufragados no Atlântico Sul  por submarinos alemães. Sendo que o Brasil foi o único país da América do Sul a enviar  tropas para os combates em território europeu. As Forças Expedicionárias Brasileiras  (FEB) realizaram importante campanha militar em território italiano no final da guerra.                  A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do  Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o  poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado  Oriental. Enquanto isso, a força dos Aliados, sob comando de Estados Unidos e Reino  Unido, derrotava os inimigos até atingir Berlim pelo lado Ocidental, em 1945. Com Itália e  Alemanha abatidas, a guerra acabou no Oriente quando os Estados Unidos lançaram  duas bombas atômicas sobre a última potência do Eixo, o Japão.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Partido Nazista chega ao poder

A Alemanha sofreu as consequências da Crise de 1929, indústrias fecharam suas portas e o desemprego cresceu assustadoramente.
O movimento nazista, com seu discurso nacionalista, de rejeição ao Tratado de Versalhes e sua proposta de unidade, além de propostas que beneficiavam os trabalhadores, atacavam organizações socialistas e comunistas.
A partir de 1930, a popularidade do nazismo era cada vez maior. Em julho de 1932, o Partido Nazista conseguiu vencer as eleições para o Reichstag.
Em janeiro de 1933, Adolf Hitler assumiu a chefia do governo alemão e os nazistas chegaram ao poder.

*Reichstag: É o nome do prédio onde o parlamento federal da Alemanha exerce suas funções.

Fonte: retirado do livro de história do 9° ano.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Mapas: Segunda Guerra

http://m.youtube.com/watch?v=Xx0MBUTZFTo

Imagens filmadas da Segunda Guerra Mundial

http://www.youtube.com/watch?v=Hk1J7aftry4&feature=youtube_gdata_player

Regimes totalitarios: entendendo o tema em vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=OEPoKVKap9g&feature=youtube_gdata_player

Regimes totalitarios em vídeo: Nazismo e Fascismo

http://www.youtube.com/watch?v=hBF9lClN8Ss&feature=youtube_gdata_player

Regimes totalitarios

                  

                   



                     Nazismo:


         Sob o comando de Adolf Hitler, se desenvolveu na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial
Simbolo do Nazismo
 um sistema político de tipo totalitário conhecido por nazismo.Os nazistas tinham pensamentos e  idéias racistas, anti-semitas, nacionalistas, expansionistas e anti-homossexuais. Além de odiarem  comunistas, odiavam e massacravam judeus e homossexuais, em campos de concentração nazistas.
Aproveitou-se do caos econômico, político e da humilhação em que se encontrava a Alemanha depois  da derrota naquela guerra, em que perdeu territórios e teve de pagar altas indenizações.
      O nazismo nasceu no Partido Nacional-Socialista para qual Adolf Hitler entrou em 1919. Quando  conquistou a liderança do partido mudou o nome deste, para Partido Nacional-Socialista dos  Trabalhadores Alemães (cuja sigla, NAZI em alemão, deu nome ao movimento). A organização  recebeu a adesão de vários importantes capitalistas alemães e fez um a tentativa frustrada de tomar o  poder em 1923.
       Em janeiro de 1933, o presidente Hindenburg nomeou Hitler chanceler(espécie de Primeiro  Ministro).
     A autoridade do nazismo terminou em 1945, com a derrota alemã.                 
                   
                   

                     Fascismo:

Simbolo do Fascismo 
      Fascismo é a denominação que se dá ao regime político que surgiu na Europa entre 1919 e 1945, portanto, no intercurso das duas grandes guerras mundiais (I Guerra Mundial e II Guerra Mundial). É considerado um regime de direita e suas características básicas são: o totalitarismo, o nacionalismo, o idealismo e o militarismo.
     De modo geral o fascismo é identificado como o regime implantado por Benito Mussolini na Itália no período do pós-guerra. Contudo, ainda que a Itália seja o berço dessa ideologia, a Europa viveu sob ameaça de expansão deste regime durante toda a década de 1930. O fenômeno fascista estendeu-se para outros países europeus como Espanha (Francisco Franco), Portugal (Salazar), entre outros.

Autoritarismo/ Totalitarismo: Definições

Definição:
Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades.
Outras características dos regimes totalitários:
-Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo;
-Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas;
-Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio);
-Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.
Exemplos:
Como exemplos de totalitarismo, podemos citar, as ditaduras europeias surgidas após o final da Primeira Guerra Mundial, constituindo uma das características principais do fascismo, do nazismo, do franquismo, do salazarismo e do comunismo soviético.

  Definição:
  Denomina-se autoritarismo a uma atitude em que as pessoas dependentes devem cumprir com todas as normas impostas pelo simples fato de que a pessoa que impõe estabelece alto grau de autoridade sobre a outra. O autoritarismo se coloca com o conceito de autoridade, uma vez que ela se baseia no fato de tomar decisões em relação a um bem comum e que se refere às pessoas subordinadas.
Outras características dos regimes autoritários:
-Exclusividade do exercício do poder.
-Alteração da legislação institucional criando regras para a auto manutenção do poder.
-Restrição substancial das liberdades públicas e individuais.
-Cerceamento das liberdades individuais, de pensamento, religiosas e de imprensa.

Imagens reais filmadas por alemães na Segunda Guerra

http://www.youtube.com/watch?v=uSXYkA4tmTM&feature=youtube_gdata_player

Roteiro em vídeos sobre as causas da Segunda Guerra Mundial

http://www.youtube.com/watch?v=16AcMaYY3tM&feature=youtube_gdata_player

Causas da Segunda Guerra

A segunda guerra mundial foi motivada pela primeira guerra e gerou uma continuação. A Alemanha perdeu a primeira guerra mundial e foi prejudicada.
O governo alemão foi obrigado a pagar pesada indenização para reparações de guerra. O que decaiu com a economia já que foi exigidos valores a cima do total da riqueza produzida e houve um o desastre econômico no país.
Com a humilhação feita contra a Alemanha para assinar e cumprir o Tratado de Versalhes levou ascensão de Hitler ao poder, em 1933.
O nazismo era com base no poder totalitário com métodos violentos e preconceitosos. Todos haviam de seguir os gostos do líder. Foi uma guerra entre Aliados e as Potências do Eixo.
A Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites e tinham por objetivo dominar os povos.
Nações desejavam alcançar a condição de potências hegemônicas e acreditavam que a forma para se conseguir tal feito era através da conquista de novos territórios.

domingo, 2 de novembro de 2014

Apresentações pessoais e do blog

  Olá, meu nome é Alexia, estudo na escola Senador Vergueiro e estou no 9° ano. Bom meus objetivos para futuro é terminar o ensino médio e me formar em uma boa faculdade. Como quero ser atriz vou entrar em uma faculdade de artes cênicas e fazer teatro. Moro com a minha mãe e com meus irmãos. É isso, obrigado pela atenção!
  Olá, docentes, alunos ou pessoas curiosas que visitam este blog. Me chamo Daniely Murat, tenho 14 anos e sou de Sorocaba, interior de São Paulo. Estudo na escola estadual Senador Vergueiro, estou cursando o 9° ano e fazendo curso de língua estrangeira. O blog tem aderido a parte de um tema de trabalho escolar e tem como finalidade apresentar fatos abordados na segunda guerra mundial.
   Olá, meu nome é Sabrina Rodrigues, tenho 14 anos e nasci em Sorocaba. Estou cursando o 9° ano na escola Senador Vergueiro. O blog foi desenvolvido com o objetivo de esclarecer os fatos que ocasionaram a segunda guerra mundial, mostrar curiosidades como, o holocausto, o nazismo e o governo de Hitler.